Somos tradicionalmente produtores de café. Em 2016 o projeto do SEBRAE (Educampo Café) veio somar trazendo as melhores alternativas para que a nossa cafeicultura produza mais e dentro de padrões de qualidade. E foi através do projeto que nasceu a UNIÃO DOS PRODUTORES DE CAFÉ DAS MATAS DE MINAS, com 23 produtores de nove municípios do sudeste de Minas Gerais (Araponga, Cajuri, Coimbra, Ervália, Paula Cândido, Piranga, São Geraldo, Senhora de Oliveira e Viçosa).
O objetivo inicial foi otimizar os custos de produção, com aquisição de insumos e equipamentos com melhores preços e prazos, por meio da Central de negócios. Mas enquanto grupo nos vimos fortes e capazes de buscar conhecimento e tecnologia para o dia a dia do campo, além de conquistar novos mercados por meio da qualidade.
A Associação tem como base a produção de café com acompanhamento sistemático dos custos de produção, monitoramento gerencial e agronômica com assistência diferenciada. Ou seja, busca-se qualidade desde o cuidado com a terra, meio ambiente, plantação, pós colheita, preparo e venda do grão de café. A área de atuação é a venda de café em grão com a valorização de cada produtor e e com rastreabilidade.